O uso não-saudável de bebida alcoólica é um problema de saúde pública. Nos Estados Unidos, 85 mil mortes por ano são atribuídas ao abuso de álcool: 1 a cada 10 mortes de adultos em idade ativa, também.

Os usuários podem ser classificados como:

  • Pessoas que usam álcool e que acarretam em consequências negativas à saúde – uso arriscado. Pode ser um único episódio ou usuários com frequência;
  • Pessoas que usam álcool e que o uso provocou consequências negativas à saúde;
  • Pessoas enquadradas no Transtorno por Uso de Álcool, definido no DSM-5: caracterizado por um padrão problemático de uso de álcool levando a comprometimento ou sofrimento clinicamente significativo, como manifestado por múltiplos transtornos psicossociais, comportamentais ou fisiológicos.

O Instituto Nacional sobre Abuso de Álcool e Alcoolismo (NIAAA) nos Estados Unidos estimou quantidades de consumo de álcool que aumentam os riscos para a saúde:

  • Homens com menos de 65 anos: mais de 14 bebidas padrão por semana em média, mais de 4 bebidas em qualquer dia.
  • Mulheres e adultos com 65 anos ou mais: mais de 7 bebidas padrão por semana em média, mais de 3 bebidas em qualquer dia.

A Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde de 2015 dos Estados Unidos estimou que, dos americanos com mais de 12 anos nos últimos 30 dias: 51,7% usaram álcool pelo menos uma vez; 24,9% relataram consumo excessivo de álcool (definido pela pesquisa como cinco ou mais bebidas em uma ocasião); 6,5% relataram consumo excessivo (definido como cinco ou mais bebidas em cinco ou mais dias).

As causas que levam as pessoas a beberem e, transformarem em consumo excessivo, não estão totalmente esclarecidas, mas estão envolvidas com:

  • Fatores genéticos: responsável por 50% dos problemas relacionados ao abuso de álcool;
  • Fatores sociais: problemas familiares, no meio de trabalho, influências parentais, incluindo padrões de exposição pré-natal, ambientais em geral;
  • Fatores de personalidade: pessoas neuróticas, extrovertidas e impulsivas costumam abusar do álcool;
  • Funcionamento cognitivo: problemas de cognição, de falta de compreensão da realidade, podem levar a abusos da droga.

Tratamento para o Alcoolismo em Curitiba

Precisa de ajuda? A Casa Liberdade, em Curitiba, oferece tratamento especializado, espaço acolhedor com orientação para aqueles que enfrentam problemas com drogas, assim como para aqueles que possuem familiares lidando com essas questões. Nos contate 24 horas, para saber nossos tratamentos e preços, em (41) 3556-1511.