Os feriados e datas comemorativas, em geral, colocam as metas e planos pessoais em risco. Por exemplo: ser mais permissivo com a dieta no feriado de Páscoa; ser mais “mão aberta” na época do Natal. Ou seja: fazer o que todos fazem, sem questionar o que estão fazendo e se a realidade individual cabe nesse comportamento coletivo.

No carnaval a ideia é curtir a festa, conhecer gente nova, se divertir a qualquer custo. E é aí que entram as drogas. Da tão popular cervejinha a outras drogas ilícitas e mais pesadas, tudo no carnaval parece permitido e quem está deixando ou já passou pelo processo de deixar algum vício, pode ser um período difícil de enfrentar.

A Casa Liberdade, clínica de reabilitação para usuários de drogas em Curitiba, dá algumas dicas para quem está em tratamento do vício ou quem já passou pela reabilitação e precisa ficar alerta para não ter recaídas:

  • Apoie-se em quem você pode confiar: as vezes você pode receber algum convite inapropriado, que o coloque em situação complicada perante a droga, de alguém que não sabe sobre a sua luta. Portanto, recuse com delicadeza e faça programas com a sua família e amigos mais próximos, que sabem que você não pode estar exposto, em hipótese alguma, ao seu vício
  • Peça ajuda se precisar: caso esteja difícil se afastar das festas nesse período, ou das companhias que não te ajudam a superar o seu problema, peça ajuda para alguma pessoa de confiança, seja familiar, amigo ou até mesmo a equipe de saúde responsável pelo seu caso. Antes dizer o que está passando, expor o que te angustia, do que acabar cedendo aos maus hábitos.
  • Programe algo antes que te convidem: te convidaram para uma festa? Para um bloquinho? Perceba que se você já tiver um cronograma seu, algo que se divirta com segurança, como uma viagem com o parceiro(a) por exemplo, é mais fácil enfrentar os dias de folga do que ficar ocioso em casa, vulnerável a acidentes. Prevenir a segurança é o melhor caminho.

Caso precise de ajuda nós da Casa Liberdade estamos aqui para te ajudar, mesmo durante o feriado.

Ligue em (41) 3556-1511 para consultar nossa agenda, serviços e valores.