Uso abusivo de álcool, suas manifestações clínicas e tratamento em Curitiba

Pessoas que abusam do álcool têm alguns motivos para fazê-lo:

  1. Bebem cada vez mais para se manterem felizes. Ou seja: retroalimentam o sistema de recompensa do cérebro;
  2. Bebem para aliviar os sentimentos negativos do dia-a-dia;
  3. Regular o humor e deixar o indivíduo mais propenso a interação social, se sentir mais autoconfiante.

Independente do motivo, o uso insalubre do álcool é frequentemente associado a consequências psicológicas e pode ter um impacto sério no bem-estar social: podem acarretar em lesões/traumas; podem gerar ansiedade, depressão, ideação suicida; podem causar problemas gastrointestinais, cirrose, úlceras, câncer de fígado, esôfago, boca; podem levar à problemas cardíacos e neurológicos.

O tratamento do uso abusivo de álcool envolve a internação e a abstinência do uso. Os especialistas da Casa Liberdade recomendam pelo menos 4 meses de acompanhamento.

A eficácia do tratamento medicamentoso diminui quando os medicamentos são descontinuados. Para cada caso é necessário uma avaliação de um especialista psiquiatra, outros médicos e demais profissionais para que o desfecho seja o melhor possível para o paciente. Toda esta estrutura temos aqui na Casa Liberdade.

Após o início do tratamento medicamentoso, as visitas de acompanhamento ocorrem a cada cerca de 15 dias para dar apoio ao paciente, envolver os familiares, se necessário, e monitorar os pacientes quanto à resposta ao tratamento, efeitos colaterais, adesão à medicação e sinais precoces de recaída, o que pode levar a complicações sérias caso não haja uma equipe especializada por perto.

O nosso ambiente de internação e reclusão é muito aconchegante e familiar, possibilita ao paciente realizar atividades físicas e de lazer, participar de conversas com outros que também buscam a liberdade do álcool, visando melhora no bem-estar global do paciente enquanto realiza o tratamento.

O paciente também receberá acompanhamento de equipe de profissionais capacitados, e o convívio de outras pessoas que buscam a independência é um fator que ajuda muito na recuperação e determinação do paciente para largar definitivamente das bebidas alcoólicas.

Tratamento do alcoolismo em Curitiba

Precisa de ajuda? A Casa Liberdade, em Curitiba, oferece tratamento especializado e orientação para aqueles que apresentam uso problemático de drogas, assim como para aqueles que possuem familiares lidando com essas questões. Nos contate 24 horas, para saber nossos tratamentos e preços, em (41) 3556-1511.