A entrada na universidade é um momento mais que esperado para jovens estudantes e suas famílias. Tal momento marca, praticamente, o início social na vida adulta, o contato com a formação de um currículo e o início da construção de um patrimônio financeiro.

Não obstante, tal momento também gera preocupação quanto ao uso de drogas. Sim, os universitários consomem mais drogas do que a maioria dos jovens não universitários e adultos em geral.

É comprovado que quanto mais cedo um jovem começar a ingerir uma droga, mais propenso estará à dependência. O início do uso de drogas nesta fase pode se dar por curiosidade, necessidade de inclusão em um novo grupo por meio desses hábitos, alívio do estresse por estar em um novo ambiente, necessidade de anestesiar as mudanças bruscas dos últimos tempos, falta de traquejo com os próprios sentimentos e vontades, sentir que se diverte mais estando drogado, sentir mais facilidade de paquerar e interagir com novas pessoas, entre outros motivos que são particulares de indivíduo para indivíduo.

É importante dizer que muitos jovens saem de casa, do ambiente em que estavam habituados, para cursar a faculdade em outro lugar. Essa mudança afasta o jovem de um grande fator protetor que é a família e os amigos de criação. Além disso, a mudança cultural, dos hábitos de vida do novo ambiente, a falta de memórias e valores positivos, pode deixar o jovem mais vulnerável a se envolver com álcool e outras drogas mais pesadas.

Portanto, fazer uma rotina de visitas a família e a família ir visitar o novo ambiente de seu ente querido, mais intensamente no primeiro ano de faculdade, é essencial para manter o jovem universitário mais seguro. Procurar incentivar a prática de esportes, o desenvolvimento de habilidades criativas, e até mesmo contar com a ajuda de psicólogos e psiquiatras, podem ter um impacto muito positivo na hora mais crítica da mudança quanto a longo prazo.

A Casa Liberdade, clínica de reabilitação em Curitiba, sabe o quanto os jovens podem ser vulneráveis e está disposta a ajudar em caso de necessidade. Quanto antes for detectado e solucionado o problema, melhor para o jovem e sua família. Nos ligue em (41) 3556-1511 para consultar nossa agenda, serviços e valores.