Esôfago é o “tubo” que conduz os alimentos e bebidas da boca até o estômago. É um órgão que faz parte do sistema gastrointestinal e que é afetado diretamente pelos hábitos alimentares e qualidade de vida do indivíduo.

Indivíduos que fazem uso abusivo do álcool estão sujeitos a desenvolver, com mais facilidade, um câncer no esôfago. Câncer é uma massa de células que cresce desproporcionalmente em comparação às demais células saudáveis do corpo. São células doentes que se multiplicam mais do que deveriam, podendo invadir todo o organismo e, assim, levar o indivíduo a óbito.

O esôfago, para poder exercer sua função de condução dos alimentos, precisa que não haja nenhum tipo de interferência na passagem da comida. É só imaginar um tubo em que não haja nenhum obstáculo para passagem de comida e outro em que há um obstáculo no caminho: qual dos dois conduziria melhor o alimento? Aquele que não tem nenhuma interferência no trajeto, é claro! E um câncer pode ser este obstáculo e impedir a entrada de comida e líquidos no organismo.

Já se imaginou sem poder apreciar o gosto da comida por não conseguir mais engoli-la? Pois bem, infelizmente, esta é a realidade de muitos que fazem uso abusivo do álcool.

O indivíduo emagrece por não conseguir mais se alimentar, pode sentir dor ao tentar engolir algo, e tudo que ingere acaba vomitando. Seu corpo vai ficando fraco, frágil, sua performance nas atividades do dia a dia diminui.

O câncer mais prevalente de esôfago é o tipo espinocelular. Caso este câncer esteja apenas no esôfago, ou seja, caso não haja invasão de estruturas e demais órgãos (metástase), a cirurgia é a principal saída para cura. O diagnóstico precoce faz toda diferença nesta hora: se há dificuldade para comer, se está passando fome por vomitar tudo que ingere, se está perdendo peso há alguns meses, procure um médico clínico para fazer um exame de endoscopia e um oncologista cirúrgico para avaliar a situação.

Tratamento de Dependentes de Alcoolismo em Curitiba

Caso você esteja em situação de vulnerabilidade quanto ao álcool, a Casa Liberdade, clínica de reabilitação em Curitiba, acolhe e trata usuários de drogas. Não espere para tratar o seu vício. Busque ajuda o quanto antes em (41) 3556-1511. Consulte nossa agenda, serviços e valores.