Os jogos, sejam onlines ou na vida real, fazem parte de uma infância saudável para qualquer criança e para diversão dos adultos. Os jogos podem ser muito benéficos: estimulam a interação com novas realidades, ajudam a desenvolver a criatividade e diversas outras habilidades, podem ajudar na interação social quando a partida é compartilhada com demais pessoas, entre outros pontos positivos nas diversas fases da vida.

O que se vê nos dias atuais é que a carga horária destinada aos games tem se tornado cada vez maior, predispondo crianças e adolescentes ao vício e é claro, refletindo numa vida adulta desregrada.

A Casa Liberdade, clínica de reabilitação em Curitiba, alerta: essa dependência é como a do álcool, do crack, de qualquer outra droga. Os jogos liberam hormônios de prazer, ativam uma via neuronal de recompensa, sendo potencialmente viciantes.

O segredo é o equilíbrio entre tarefas na rotina e isso deve ser imposto pelos pais. O jogo não pode ser a única tarefa de prazer do jovem, também não precisa ser retirado completamente. As tarefas de estudos, como as da escola, devem sempre vir primeiro na rotina do jovem, assim como as obrigações de trabalho e família devem ser prioridade no tempo de um adulto. Se algo nesse equilíbrio entre responsabilidades x prazer estiver deturpado, deve-se pedir ajuda imediata de uma equipe de saúde, pois pode representar um vício em jogos se manifestando.

Como medida protetora, um estilo de vida saudável e que priorize a atividade física, deve ser implementado. Esportes em grupo, principalmente os que desenvolvem a disciplina e resultados, como uma luta, musculação, natação, ajudam o desenvolvimento corporal do jovem e também liberam hormônios de prazer, sendo ótimos elementos para melhorar a qualidade de vida. O mesmo vale para os adultos que precisam aliviar a carga de estresse: o esporte é uma ótima pedida na rotina.

Atividades artísticas, como tocar um instrumento, cantar, pintura, fabricação de artesanatos, oficinas de carpintaria, são outras alternativas de atividades que trazem mais prazer à rotina.

A Casa Liberdade usa de diversas ferramentas para ajudar seus pacientes a se curar do vício. Caso seja necessária ajuda de uma equipe de saúde, estamos à disposição. Ligue em (41) 3556-1511 para consultar nossa agenda, serviços e valores.